AVC

AVC é Derrame?
 
AVC – Acidente Vascular Cerebral
Geralmente quando se fala em AVC, as pessoas pensam em “Derrame”, mas na verdade, existem dois tipos de AVC, o Isquêmico e o Hemorrágico.
 
85% são isquêmicos e são provocados por trombose ou embolia. Os sintomas dependem da região do cérebro onde ocorre a isquemia, podendo ter ou não perda da consciência. Geralmente ocorrem alterações de um lado do corpo, como perda dos movimentos do braço ou perna.
O AVC hemorrágico ou derrame tem a maior parte de suas causas, desconhecidas, mas podem ser também por ruptura de aneurisma, neoplasias e coagulopatias. Também, como o AVC isquêmico, os sintomas podem variar com o local da lesão.
Como a clínica em que o paciente chega na emergência não dá para identificar o tipo de AVC, não se deve fazer nenhum tipo de tratamento específico, pois a medicação que se usa para um tipo de AVC é completamente oposta ao outro e se não tiver certeza do diagnóstico, pode se agravar o quadro do paciente. A TC (tomografia computadorizada) é o melhor exame para se fazer um diagnóstico e só assim proceder o tratamento.
É muito importante que as pessoas que têm doenças crônicas como pressão alta e alteração do colesterol, mantenham o tratamento em dia, pois grande parte dos acometidos de AVC, são portadores de outras patologias. 
 
Este capítulo faz parte do livro MISSIONÁRIOS DA SAÚDE EM AÇÃO, adquira um exemplar e ajude as nossas ações sociais em comunidades carentes:

Francisco de Assis D. Maél
Médico& Escritor
Tel: (32) 991 666 495
Outras obras do autor:
Compra-se vida – Ficção religiosa
Fragmentos de uma vida – Autobiografia
Áxis a síndrome sagrada – Ficção Científica
Missionários da saúde em ação – Orientação à saúde
MANA-YAM e a árvore de amigos - Infantil
Historinhas que ninguém lê - Contos
O dia da minha morte – Romance
Num piscar de olhos – Romance
Dívidas de gratidão – Romance
Senhor X –Romance





Nenhum comentário: