COMO SE ALIMENTAR BEM

Como se alimentar bem

O ser humano é um animal onívoro, ou seja, se alimenta tanto de carne como de vegetais. Sendo assim, o ideal é balancear as ingestas. Cada alimento tem a sua importância na dieta humana, então o certo é fazer a ingestão de cada produto em doses suficientes para o nosso organismo.
O que vemos hoje em dia é o consumo indiscriminado de produtos altamente calóricos, em detrimento a outros mais importantes para uma alimentação sadia. Produtos com muita gordura, açúcar e sal, são os vilões da vida moderna. Produtos industrializados estão substituindo os naturais.
Desde criança deveríamos ter uma educação alimentar saudável, porém não é isso que está ocorrendo, os pais fazem o que é mais fácil e acabam induzindo as crianças ao consumo de alimentos inadequados. A cada dia mais doenças como a obesidade, pressão alta e diabetes estão surgindo mais cedo no ser humano.
Sendo agora conhecedor deste assunto, vamos buscar a alimentação adequada para nós e nossos filhos. A primeira alimentação ocorre como bebê. É correta a amamentação exclusiva no peito até os seis meses de idade, após este tempo, introduz-se outros alimentos gradativamente, fazendo com que a criança tenha uma alimentação igual à dos adultos quando tiver um ano de idade. Caso a família tenha dificuldades de manter uma alimentação saudável, é recomendado que a criança continue também com a amamentação até os dois anos de idade.
Já criança, devemos incentivar o consumo de frutas e legumes e desestimular o consumo de massas em geral. Em vez de mandar biscoito como merenda escolar, coloque uma fruta no lugar. A criança vai copiar o que os pais fazem. Se os adultos comem muito, eles vão achar que o correto é comer muito. Resumindo, a culpa de uma alimentação inadequada para as crianças é dos pais.
O jovem é um pouco diferente das crianças e dos adultos, pois está em fase de crescimento e formação. Geralmente come em demasia. Cabe aos pais oferecerem a estes jovens, alimentos menos calóricos, como legumes, folhas, frutas e carne magra. Evite oferecer ou permitir o consumo indiscriminado de refrigerantes em qualquer idade. Dê preferência a sucos naturais, porém durante as grandes refeições, não se deve ingerir nenhum tipo de bebida. Pode-se tomar água um pouco antes de se alimentar, pois isso vai diminuir a fome do indivíduo. Só se deve ingerir qualquer outro liquido noventa minutos após a refeição, assim a digestão não será prejudicada. Vale lembrar que ao mastigar bastante se produz líquidos na boca, que são essenciais para a deglutição e digestão dos alimentos. Isso é questão de hábito.
Agora vamos dar umas dicas importantes para uma alimentação saudável e que geralmente fazem parte de tratamentos diversos.

1 – Evitar comprar biscoitos de recheio, para não cair na tentação.
2 – Ter opções de frutas e legumes, servindo pelo menos um tipo de legume em cada refeição.
3 – Não ter refrigerantes em casa.
4 – Evitar o consumo excessivo de sal e açúcar em casa, não colocando as vasilhas com os produtos na mesa.
5 – Nunca levar as vasilhas com as comidas para serem servidas na mesa, deixe no fogão.
6 – Troque o prato por um outro um pouco menor, assim também como o copo, se você ainda bebe líquido na refeição, não leve vasilhas com líquidos para a mesa.
7 – Sirva sua comida apenas uma vez, comer pouco é o grande segredo.
8 – Ao fazer carne vermelha, retire bem a gordura. No frango é fundamental retirar a pele e dê preferência ao peito e moela, pois são as partes que não contém gordura. Aumente o consumo de peixe.
9 – Se você é ansioso, busque um tratamento especializado, não use isso como desculpa para ficar comendo o tempo todo.
10 – Verifique seu peso uma vez ao mês e sempre na mesma balança, não aceite aumento de peso. Muitos vão seguir o seu exemplo.
11 – Perder a linha de vez em quando, ou seja, abusar de algum alimento é bem comum e até aceitável, porém não faça disso um hábito.


Este capítulo faz parte do livro MISSIONÁRIOS DA SAÚDE EM AÇÃO, adquira um exemplar e ajude as nossas ações sociais em comunidades carentes:
 
Francisco de Assis D. Maél
Médico & Escritor
Tel: (32) 991 666 495
Outras obras do autor:

Compra-se vida – Ficção religiosa

Fragmentos de uma vida – Autobiografia

Áxis a síndrome sagrada – Ficção Científica

Missionários da saúde em ação – Orientação à saúde

MANA-YAM e a árvore de amigos - Infantil

Historinhas que ninguém lê - Contos

O dia da minha morte – Romance

Num piscar de olhos – Romance

Dívidas de gratidão – Romance

Senhor X – Romance




Nenhum comentário: