MENOPAUSA

Menopausa
É quando a mulher fica, em condições normais, sem menstruar por pelo menos 1 ano, ou seja é a última menstruação.

Geralmente a menopausa ocorre por volta dos 50 anos de idade. Considera-se precoce quando ocorre ante dos 40 anos e tardia após os 55 anos.

Existe uma grande confusão entre menopausa e climatério, por isso vamos definir melhor:

Climatério é a fase de transição entre o período reprodutivo e o não reprodutivo da mulher, ou seja, quando ocorre o declínio da função ovariana até a adaptação do organismo à falta dos hormônios. Climatério começa antes da menopausa e vai até por volta de 65 anos de idade.

A maioria das pessoas usam o termo “menopausa” no lugar de “climatério”, porém menopausa é a última menstruação e só se vai saber disso após ter se passado 1 ano sem menstruar.

Podem ocorrer também menopausa por outros motivos não fisiológicos. Pode ocorrer a retirada do útero por algum motivo e logicamente a mulher não vai mais menstruar, chamamos a isso de menopausa cirúrgica. Outra situação é a menopausa clínica, que é aquela ocasionada por medicação devido algum outro tratamento.

Muitas das vezes a mulher no climatério pode não sentir absolutamente nada, ou seja, ser assintomática, porém os principais sinais e sintomas são:

- Ciclo menstrual irregular, ou seja, alteração no tempo em que menstrua, ficar alguns meses sem menstruar, podendo ocorrer também mais de uma vez no mês;

- Fogachos de intensidades variadas, quer dizer, calor do peito para a cabeça com duração de poucos minutos;

- Sudorese;

- Palpitações;

- Mudanças de humor, podendo ficar depressiva e nervosa;

- Insônia;

- Atrofia do trato urinário, quer dizer, alterações na região genital;

- Diminuição das mamas;

- Perda dos pelos pubianos;

- Perda da libido;

- Fadiga;

- Dificuldade na concentração;

- Atrofia cutânea, ou seja, rugas;

- Lanugem facial, quer dizer aparecimento de pelos no rosto;

- Dores articulares e osteoporose;

- Aumento do peso corporal.

Geralmente estes sinais e sintomas não necessitam de nenhum tratamento, a não ser que sejam exacerbados, aí sim requerem um tratamento medicamentoso.

Dependendo da queixa da paciente, o tratamento pode ser oral, injetável ou vaginal, sempre sob orientação médica.

Quando ocorre uma queixa apenas de dificuldade na relação sexual, com dor à penetração, sugere-se um tratamento com creme vaginal apropriado. Se a queixa é generalizada, o tratamento pode ser oral ou através de injeções.

Vale ressaltar que a reposição hormonal tem as suas indicações e também a suas contraindicações, como neoplasias malignas estrogênio dependentes, sangramento uterino anormal inexplicado, história pregressa de tromboflebite e hepatopatia aguda.

Para que se possa fazer uma reposição hormonal com tranquilidade, há necessidade de se fazer alguns exames antes: Uma mamografia, um ultrassom pélvico e um exame preventivo ginecológico. Estes exames devem ser repetidos anualmente, principalmente se mantiver a reposição hormonal.

Devido à perda de libido e do desconforto na relação sexual provocados pelo climatério, muitas mulheres passam a evitar seus parceiros. Vejo em minhas consultas com atendimento em medicina da família, que muitos casais com dezenas de anos de casados, acabam se separando por esse motivo. Oriento à mulheres que se apresentarem as queixas relativas a sexualidade, busquem tratamento imediato, visando não haver interferência no seu comportamento sexual e muito menos ocasionando insatisfação no seu parceiro.


Este capítulo faz parte do livro MISSIONÁRIOS DA SAÚDE EM AÇÃO, adquira um exemplar e ajude as nossas ações sociais em comunidades carentes:CLIQUE AQUI E VÁ PARA O SITE DE COMPRA

Francisco de Assis D. Maél

Médico & Escritor


Tel: (32) 991 666 495

Outras obras do autor:

Compra-se vida – Ficção religiosa

Fragmentos de uma vida – Autobiografia

Áxis a síndrome sagrada – Ficção Científica

Missionários da saúde em ação – Orientação à saúde

MANA-YAM e a árvore de amigos - Infantil

Historinhas que ninguém lê - Contos

O dia da minha morte – Romance

Num piscar de olhos – Romance

Dívidas de gratidão – Romance

Senhor X – Romance


Nenhum comentário: