DOENÇAS PSIQUIÁTRICAS

Doenças psiquiátricas
As doenças psiquiátricas mais comuns nos atendimentos em ações sociais ou em ambulatórios são, sem dúvida nenhuma, a ansiedade e a depressão.

Mais comum nas mulheres e frequentemente relacionada ao estresse prolongado, a ansiedade tem quase sempre um fator genético, ou seja, herança familiar.

Geralmente a pessoa apresenta dificuldade para adormecer, palpitações, tensão muscular, pressentimentos, irritabilidade, dificuldade para respirar e outras queixas.

É muito importante que estas pessoas busquem atendimento médico, pois a ansiedade pode se tornar crônica e comprometer a qualidade de vida.

Também mais frequente nas mulheres, a depressão é caracterizada por um humor deprimido, o que é diferente da tristeza comum. Geralmente resulta da ação de vários fatores, incluindo o genético, ou seja, pessoas da família com depressão.

Além do humor deprimido, a pessoa pode apresentar a perda de interesse e do prazer por coisas e atividades que a pessoa apreciava. Também a perda da libido, alteração do sono, autoimagem desvalorizada, desesperança em relação ao futuro, alteração do apetite, ideação suicida e incapacidade de tomar decisões.

É de suma importância que o paciente depressivo seja acompanhado por um médico, pois a depressão leva a incapacidade socioprofissional, ao rebaixamento do “status” financeiro e social e, o pior, ao suicídio.

Existem excelentes medicamentos que agem com eficiência nesta patologia, além de haver a necessidade de um acompanhamento psicológico.

 Este texto faz parte do livro MISSIONÁRIOS DA SAÚDE EM AÇÃO, para adquirir esta obra
e ajude o Grupo Missionários da Saúde em suas ações sociais em comunidades carentes

Francisco de Assis D. Maél

Médico & Escritor



Outras obras do autor:

Compra-se vida – Ficção religiosa

Fragmentos de uma vida – Autobiografia

Áxis a síndrome sagrada – Ficção Científica

Missionários da saúde em ação – Orientação à saúde

MANA-YAM e a árvore de amigos - Infantil

Historinhas que ninguém lê - Contos

O dia da minha morte – Romance

Num piscar de olhos – Romance

Dívidas de gratidão – Romance

Senhor X – Romance


Nenhum comentário: