GASTRITE

Gastrite
Geralmente a pessoa acha que toda dor na barriga é gastrite, porém devemos interceder e informar que gastrite só pode ser diagnosticada com uma endoscopia digestiva alta. Mesmo assim vamos dar alguns sinais e sintomas que geralmente ocorrem na gastrite.

O desconforto epigástrico, ou seja, na região do estômago, após a ingesta alimentar, a sensação de estômago muito cheio após a alimentação e náuseas.

Há uma grande confusão quando a pessoa tem úlceras pépticas, ou seja, no duodeno ou no estômago. Independente de ser úlcera ou gastrite, o paciente precisa ser avaliado por um médico.

Segue aqui uma informação muito importante, pois independente do tratamento medicamentoso, todo paciente com gastrite precisa ter uma mudança de hábitos alimentares, pois se não, a gastrite vai retornar.

Deve-se ter em mente que gastrite é uma irritação na mucosa do estômago e geralmente esta irritação é ocasionada por excesso de substância ácida no local. Assim sendo, quanto mais ácido você ingerir pior será a sua gastrite.

Melhor é evitar tudo que for ácido na sua dieta. Mas o que é ácido e que pode ser evitado? A maior parte das frutas é ácida, como laranja, limão, abacaxi, maracujá e etc. Poucas não apresentam essa propriedade, como o mamão e a ameixa. Outras frutas podem não ser ácidas, mas apresentam a propriedade de aumentar a produção ácida do estômago.

Outros alimentos devem ser evitados como chocolate, café, chá, bebidas alcoólicas, todas as bebidas que têm gás, como os refrigerantes.

Algumas mudanças de postura alimentar também devem ser observadas:

- Comer menos e mais vezes por dia;

- Não ficar muito tempo sem se alimentar;

- Evitar tomar líquidos durante as refeições maiores;

- Esperar pelo menos duas horas após o jantar para ir dormir.

Numa ação social para moradores de rua, realizada no centro da cidade do Rio de janeiro, atendi uma mulher que se contorcia de dores no estômago. Com remédios que tínhamos levado e mais alguns que a igreja local providenciou, mediquei a paciente e duas horas depois ela retornou ao consultório improvisado para agradecer. A mulher tinha tomado banho, cortado cabelo, se alimentado, trocado de roupa e estava linda e sorridente. São esses os momentos que nos levam a prosseguir com o grupo Missionários da Saúde.


Este capítulo faz parte do livro MISSIONÁRIOS DA SAÚDE EM AÇÃO, adquira um exemplar e ajude as nossas ações sociais em comunidades carentes: CLIQUE AQUI E VÁ PARA O SITE DE COMPRA

Francisco de Assis D. Maél

Médico & Escritor


Tel: (32) 991 666 495

Outras obras do autor:

Compra-se vida – Ficção religiosa

Fragmentos de uma vida – Autobiografia

Áxis a síndrome sagrada – Ficção Científica

Missionários da saúde em ação – Orientação à saúde

MANA-YAM e a árvore de amigos - Infantil

Historinhas que ninguém lê - Contos

O dia da minha morte – Romance

Num piscar de olhos – Romance

Dívidas de gratidão – Romance

Senhor X – Romance


Nenhum comentário: