ABSTINÊNCIA ALCOÓLICA


Síndrome de abstinência alcoólica

O alcoolismo é uma doença que basicamente se incentiva a desenvolvê-la no nosso país. Gradativamente o dependente vai aumentando o seu nível de dependência, ou seja, a bebida passa a ser cada vez mais forte.

A abstinência vem quando o indivíduo precisa suspender o consumo do álcool. Tem seu início em até 2 dias de interrupção da ingesta alcoólica. Pode apresentar náuseas, vômitos, ansiedade, depressão, tremores, alteração da pulsação, aumento da pressão arterial, alucinações, dor de cabeça e em alguns casos, convulsões.
Deve-se fazer reposição vitamínica específica por 5 dias e também sedação. Geralmente regride o quadro espontaneamente em até 7 dias, mas também pode evoluir para óbito.

Existe também a forma mais grave de abstinência alcoólica, chamada DELIRIUM TREMENS. Caracterizada basicamente por delírios, tremores, alucinações visuais, auditivas e táteis. É considerado uma urgência médica e 10% dos pacientes morrem sem tratamentos adequados.


Este capítulo faz parte do livro MISSIONÁRIOS DA SAÚDE EM AÇÃO, adquira um exemplar e ajude as nossas ações sociais em comunidades carentes: CLIQUE AQUI E VÁ PARA O SITE DE COMPRA

Francisco de Assis D. Maél
Médico& Escritor
Tel: (32) 991 666 495
Outras obras do autor:
Compra-se vida – Ficção religiosa
Fragmentos de uma vida – Autobiografia
Áxis a síndrome sagrada – Ficção Científica
Missionários da saúde em ação – Orientação à saúde
MANA-YAM e a árvore de amigos - Infantil
Historinhas que ninguém lê - Contos
O dia da minha morte – Romance
Num piscar de olhos – Romance
Dívidas de gratidão – Romance
Senhor X –Romance

Nenhum comentário: