FURÚNCULO

Furúnculo



Furúnculo é uma infecção causada por bactérias que se instalam nos folículos pilosos (base do pelo) e das glândulas sebáceas. Provocam um abscesso com colônias das bactérias estafilocócicas.

Geralmente os locais atingidos são as regiões com pelo do corpo, principalmente as axilas, abaixo da cintura, coxas e outras. São áreas em que ocorre alguma fricção.

Podem surgir um ou mais “olhos”, que são os nódulos com abscessos. Não ocorre febre e a maior parte da dor é devido à pressão interna do abscesso, assim que ele é drenado, a dor diminui a níveis suportáveis. A maior parte das vezes esta drenagem é espontânea, mas em alguns casos, precisa-se fazer uma pequena incisão no local.

O Tratamento para os casos de furunculose deve ser com acompanhamento médico, pois há necessidade de antibioticoterapia. Para ajudar no tratamento o paciente deve fazer compressa morna e úmida no local, várias vezes ao dia, pois isso produzirá um alívio e acelera o processo para a drenagem.

Ocorrendo furúnculos com frequência, é possível que o paciente tenha de melhorar a sua higiene, pois geralmente estas bactérias então nas narinas e na pele. Devem-se escovar as unhas com escova diariamente, usar sabão anticéptico, trocar a toalha com maior frequência e manter o nariz limpo.

Tenha bastante cuidado com os furúnculos, pois eles podem deixar cicatrizes.

Este capítulo faz parte do livro MISSIONÁRIOS DA SAÚDE EM AÇÃO, adquira um exemplar e ajude as nossas ações sociais em comunidades carentes:
Francisco de Assis D. Maél
Médico & Escritor
Tel: (32) 991 666 495
Outras obras do autor:
Compra-se vida – Ficção religiosa
Fragmentos de uma vida – Autobiografia
Áxis a síndrome sagrada – Ficção Científica
Missionários da saúde em ação – Orientação à saúde
MANA-YAM e a árvore de amigos - Infantil
Historinhas que ninguém lê - Contos
O dia da minha morte – Romance
Num piscar de olhos – Suspense
Dívidas de gratidão – Romance
Senhor X – Romance


Nenhum comentário: